quarta-feira, 23 de maio de 2007

As Formas Geométricas

As formas geométricas fazem parte do nosso quotidiano. Se observarmos com atenção o meio envolvente, deparamo-nos com variadas formas, tanto naturais como artificiais, que se podem identificar como formas geométricas básicas como triângulo, quadrado, círculo,ou outras mais complexas.
Inspirado na Natureza, o Homem criou várias formas artificiais como por exemplo: a casca do caracol, em espiral, serviu de forma inspiradora das escadas em caracol e os favos de mel, de forma hexagonal, podem ser comparados com a forma utilizada para a construção das bolas de futebol.
A geometria foi criada como resposta à necessidade que o homem sentiu de produzir registos desenhados rigorosos.
As práticas em geometria têm de ser claras e rigorosas, por isso é necessário utilizar instrumentos e materiais próprios para medir e traçar.
Mas a geometria também foi utilizada por vários artistas no período da pintura chamado abstracionismo, sabes o que é? Investiga e explica o que é o abstraccionismo.

O quadro de Almada Negreiros representado no blog é do período abstraccionismo, será que consegues identificar formas geométricas? Quais?

7 comentários:

José Neto disse...

Vejo circunferências, triangulos, quadrados e rectangulos

Fernando Ribeiro disse...

Prezada Marta Costa

Não leve a mal este meu reparo, mas a verdade é que o quadro que está representado em cima à esquerda não é de Almada Negreiros, mas sim de Amadedo de Souza-Cardoso. Chama-se "Brut 300 TSF" e faz parte do espólio do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian. Se quiser tirar a limpo, pode confirmar, por exemplo, no sítio Seis Séculos de Pintura Portuguesa, onde encontrará este quadro, bem como muitíssimos outros, dos melhores que desde sempre se pintaram em Portugal. Embora já antigo, este sítio é uma notável "exposição" de muitas das melhores obras da pintura portuguesa de sempre. Só não podemos admirar as obras dos pintores mais recentes por razões de direitos de autor.

Fico-lhe muito agradecido pelo link ao meu "falecido" blogue (que não é só de pintura, como sabe) e desejo-lhe um ano novo cheio de alegrias.

Unknown disse...

' Nossaa gente essee bloog é boom de maiis!!
Artes aquii tÊm tudoo!!

Anônimo disse...

ei numm leve a mal tb mais num é artes e sim arte meu bem

Anônimo disse...

ei numm leve a mal tb mais num é artes e sim arte meu bem

Luizito disse...

Belissimo site. A arte portuguesa emtodo seu esplendor está aqui representada

Anônimo disse...

vi algum rosto de animais mas nao ta muito visivel o tipo e as caracteristicas do animal que vi