segunda-feira, 21 de maio de 2007

A importância da Pintura




A Pintura é uma dos meios de expressão/comunicação mais utilizadas pelo homem, desde a Pré-História (imagem da esquerda) até aos nossos dias (imagem da direita - século XX - "As meninas d 'Avignon" de Pablo Picasso).O seu desenvolvimento acompanhou sempre o desenvolvimento da civilização.
Através dela podemos conhecer o passado, descobrir hábitos/costumes/, a sociedade e a cultura de cada época, os diferentes estilos.
A Pintura é também uma forma de expressar ideias, de passar para a tela o que cada um sente através de grafismos, cor, fantasia. A pintura reflete o olhar do emissor(pintor)/receptor(observadores).

(A imagem da esquerda foi retidada do site www.salesianost.com.br/.../primi02.jpg e a imagem da direita do site http: //pracadarepublica.weblog.com.pt )

A pintura foi uma das artes exercidas por Almada Negreiros. Quem foi ele? Investiga e escreve de uma forma sucinta a vida e obra deste pintor português. Poderás escolher uma obra deste artista e publicá-la, juntamente com um breve comentário acerca da obra escolhida.

4 comentários:

José Neto disse...

Escritor e artista plástico, José Sobral de Almada Negreiros nasceu em S. Tomé e Príncipe a 7 de Abril de 1893. Foi um dos fundadores da revista “Orpheu”(1915), veículo de introdução do modernismo em Portugal, onde conviveu de perto com Fernando Pessoa. Além da literatura e da pintura a óleo, Almada desenvolveu ainda composições coreográficas para ballet. Trabalhou em tapeçaria, gravura, pintura mural, caricatura, mosaico, azulejo e vitral. Faleceu a 15 de Junho de 1970 no Hospital de S. Luís dos Franceses, em Lisboa, no mesmo quarto onde morrera seu amigo Fernando Pessoa.

Escolhi este quadro http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/images/o_numero.jpg
O motivo central é uma figura de um homem de braços e pernas abertos em cruz, como no célebre desenho de Leonardo da Vinci.

Unknown disse...

A PINTURA É MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA VIDA PORQUE EMBELEZA O MEIO EM QUE VIVEMOS

Anônimo disse...

A pintura e algum relevanti ,e um meio da pessoa se espresar de sonhar d ser aquilo que ela ou ele sempre quis . A pintura e a beleza da arte ,foi des dela que comesou as,esculturas ,e a musica tambem.

APINTURA !



pinturaaaaaaaaaaaaaaaaa...



A PINTURA!

Anônimo disse...

katyuscia besta!!!!!!!!!!!!!!